DestaqueFight WearJiu-JitsuMMAMuay ThaiTreinamento

Saiba a importância do Protetor Bucal para os lutadores

Os protetores bucais surgiram na década de 40, idealizados pelos treinadores de pugilistas, percebendo que a maioria dos golpes estavam destinados à cabeça e mento (queixo) causando lesões, em efeito cumulativo, foi ai que  viu-se a necessidade de um tipo de proteção.

É notável o baixo rendimento dos atletas quando não utilizam protetores bucais, pois os golpes afetam nervos e artérias da base do crânio e o lutador não consegue aguentar um maior número de rounds. Assim surge o termo ‘nocaute’. Os protetores conseguem proteger a cavidade glenoide, os dentes e todos os anexos bucais (língua, bochecha e gengiva).

Existem basicamente 3 tipos de protetores bucais, de acordo com a linha norte americana e europeia.

loja-mma-muay-thai-boxe

1º- Protetor de estoque (comuns): são pré-fabricados e vendidos em massa nas lojas especializadas em esportes.

2º- Termo-ajustáveis (esquenta e morde): os protetores deste tipo têm a mesma forma, mas são alterados quando colocados em água quente para amolecer. O atleta morde o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Esse tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns, mas não são idéias, pois não conseguem adaptar-se perfeitamente às estruturas orais e ainda  trazem dificuldades para concentração, respiração e fala dos atletas.

3º- Personalizados (feitos sob medida): diferente para cada usuário, esses protetores são exatamente a cópia fiel dos dentes e estruturas anexas. São produzidos a partir de uma moldagem realizada por um dentista. Adaptam-se perfeitamente à boca e por isso são os mais confortáveis e de melhor proteção da base do crânio e estruturas da boca. Além disso, não atrapalham a fala e a respiração. Eles absorvem os impactos em quatro tipos de acordo com o esporte praticado pelo atleta. Novas tecnologias e materiais já estão ao alcance dos dentistas que estão se voltando para essa nova área.


A absorção do impacto varia de acordo com o número e o tipo de camadas. Os protetores personalizados, chamados de “pesados profissionais”, conseguem absorver mais de 80% do impacto, de acordo com alguns estudos europeus e norte-americanos.

 

Em quais modalidades se utiliza os protetores?

 Em praticamente todos os esportes de contato direto (corpo a corpo) ou indireto (por objetos voadores) é indicada a utilização de protetores bucais. Em artes marciais, poderíamos indicar o MMA, Muay Thai, qualquer tipo de Boxe, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Judô e Taekwondo.

Previous post

ADCC - André Galvão vs Rousimar Toquinho Palhares

Next post

Dicas para conservar seu Kimono

No Comment

Leave a reply

World Combat