Arte MarcialCultura

Krabi krabong

O Krabi-Krabong é uma arte marcial de origem tailandesa pouco conhecida fora da Tailândia, a modalidade faz parte do currículo de educação física tailandês, mas na terra do Muay Thai, nem todos cidadãos tailandeses conhecem a arte marcial. 

O que é Krabi Krabong?

O nome da arte marcial vem de suas principais armas, uma espada curva (krabi) e o bastão (krabong). Geralmente, se utiliza duas espadas empunhadas, mas além das armas utiliza-se técnicas de chutes, golpes nos pontos de pressão, chaves, clinch, e projeções.



História:

Não se sabe ao certo a origem do Krabi Krabong, na literatura tem relatos pela primeira vez no início da era Rattanakosin (1782-1851). Em “ Inao ”, composição do rei Rama II (1809-1824), Inao , o protagonista da história, era um habilidoso espadachim. No reinado do rei Rama III (1824-1851), Sunthorn Phu, um renomado poeta tailandês, compôs “ Phara Aphai Mani ” e mencionou Krabi Krabong.

Durante os reinados do rei Rama IV (1851-1868) e do rei Rama V (1868-1910), Krabi Krabong foi popularizado e bem promovido. O rei Rama IV encorajou seus filhos a praticar esta arte marcial e ordenou que apresentações de Krabi Krabong fossem organizadas em todas as grandes celebrações. King Rama V, sendo ele próprio um entusiasta de Krabi Krabong, apoiou muitas competições e prêmios de Krabi Krabong, bem como outras artes marciais, como o Muay Thai. Esta era foi considerada a idade de ouro de Krabi Krabong e viu o surgimento de muitas escolas.

No entanto, durante o reinado do rei Rama VI (1910-1925), a popularidade de Krabi Krabong começou a diminuir, pois o rei favorecia outras formas de arte. Mais tarde, no reinado do rei Rama VII (1925-1935), era quase impossível encontrar apresentações públicas de Krabi Krabong.

Por mais sombria que fosse a perspectiva, esse não era o fim. Apaixonado por Krabi Krabong desde muito jovem, o professor Nak Thephasadin Na Ayudhya se dedicou a preservar a arte. Quando se tornou diretor da Escola Central de Educação Física, deu uma aula de Krabi Krabong em 1935, sendo a primeira vez que essa arte marcial foi ensinada na escola e, desde 1975, o Ministério da Educação a incluiu no calendário nacional de educação física.

Armas

A variedade de armas do krabi krabong é de até 20 armas, sendo utilizadas em treinamento para o combate. O krabi krabong usa muitos tipos diferentes de armas como na artes marciais chinesas. Alguns eram usados ​​de trás do elefante de guerra e alguns a pé.[2] Algumas armas utilizadas nesta arte são:

Krabi (กระบี่) – Sabre/espada de lâmina simples;

Krabong (กระบอง) – Bastão;

Daab (ดาบ) – Espada utilizada em par (daab song mue; ดาบสองมือ), em ambas as mãos;

Ngao (ง้าว) – Alabarda;

Mai sok (ไม้ศอก) – Bastão utilizado em par (mai sok san; ไม้ศอกสั้น), em ambos antebraços;

Loh (โล่) – Escudo circular, utilizado para defesa e ataque;

Kaen (เขน) – Escudo médio retangular para o braço;

Phlong (พลอง) – Bastão.

As armas principais do sistema são as espadas duplas.

Golpes

Os princípios de golpes para o combate são:

Grupo 1 – Sida (recuo com a cabeça);

Grupo 2 – Yorkow (parar a montanha);

Grupo 3 – Cheng (ataque de elefante);

Grupo 4 – Pikard Pailee (o matador).

Dança com par de espadas

A dança com par de espadas é feita após o wai kru (feito em quatro direções para homenagear à Deus, ao Rei, ao Mestre e à Família), e é composto por até 12 danças.

As oito primeiras danças são:

Nom Kor Sida – Cortando a cabeça da Sida;

Kanan Surd Soel – Espadas paralelas;

Klong Song – Olhando através do telescópio;

Suar Talai Heng – Ataque do tigre;

Tad Kien – Cortando a vela;

Horng Piek Huk – Pássaro com asas quebradas

Sord Fax Put – Botando a espada na bainha;

Kakabard – Cruzando as espadas.

Dança com uma única espada

Cher Chy – Voar como o Anjo

Dern Phom – Caminhar como o Lorde Phom

Cero Tien – Cortar a vela

Previous post

Kimono World Combat The King - Branco

Next post

Kimono Jiu-Jitsu Black Ace Player Gold - Preto

No Comment

Leave a reply

World Combat