DestaqueJiu-JitsuMMAMuay ThaiTreinamento

Descubra os benefícios de correr na areia

Correr na areia fofa potencializa a queima de gordura rapidamente, pesquisadores concluíram que em 30 minutos de corrida na areia fofa gasta-se a mesma quantidade de energia do que treinar 45 minutos na grama ou numa pista de cooper. “Nessa meia hora, é possível queimar até 500 calorias.

A razão para a atividade física na areia proporcionar maior gasto energético é que você faz mais força para manter o ritmo do movimento. “Ao pisar no solo, seu pé afunda. Aí, é necessário grande trabalho motor da musculatura da perna para impulsionar o corpo e dar o próximo passo”,


A atividade desenvolve bastante a força dos quadríceps, isquiotibiais, glúteos, flexores do quadril e das panturrilhas”. Se quiser turbinar ainda mais a potência das pernas, invista em tiros (piques) em dunas. “Treinos de subida na areia são ótimos para aumentar  explosão e força muscular”
“É um exercício que aprimora, ao mesmo tempo, seu condicionamento aeróbico e anaeróbico. Ou seja, é uma atividade completa”,

 

Suba a duna na maior velocidade que conseguir e desça trotando. Isso é uma série. Mande de 6 a 10, com intervalo de 1 minuto entre elas.

O risco de você se machucar correndo na praia é menor do que em pisos duros, como asfalto e concreto. Isso porque a areia amortece o impacto da corrida. “Como o tempo de contato do pé no chão é maior, essa força é distribuída no solo (veja infográfico Dissipe Contusões)”. O choque que as passadas causam no corpo é um dos grandes responsáveis por lesões, como tendinite e fratura por estresse. Exercitar-se em um terreno fofo também desenvolve a propriocepção (capacidade do cérebro de reconhecer o posicionamento das partes do seu corpo sem precisar da visão). Quanto mais apurada for essa habilidade, menor o risco de você fazer movimentos incorretos, que podem causar contusões musculares ou torções. Mas quando você corre na areia ela se molda ao redor do pé, reduzindo a pronação e a supinação da passada (inclinação do pé para dentro ou para fora, respectivamente). Aí, você fica menos suscetível a sofrer entorses nos tornozelos e joelhos.

 

PEGUE A TRILHA CERTA
As vantagens de treinar nas diferentes partes da praia

• Areia fofa
A textura do terreno exige grande esforço de você, para se movimentar. Você queima muitas calorias e desenvolve força e resistência muscular.

• Areia molhada
Como é mais fácil se mover nesse piso, você se cansa menos. É ideal para fazer treinos longos (acima de 40 minutos) ou de velocidade (intervalados).

COM OU SEM TÊNIS?
Prós e contras de correr com ou sem calçado

“Ao correr descalço, o contato do pé com o solo, sem nada para diminuir a sensibilidade, turbina ainda mais a propriocepção (leia mais no item Menos Lesão)”. “Além disso, traz maior sensação de bem-estar.” Mas, sem tênis, você pode queimar o pé na areia quente ou se machucar ao pisar em pedras, conchas, espetos… É preciso tomar cuidado. Se botar tênis, passe vaselina nos pés antes de vestir as meias. Assim, você diminui o atrito da pele com grãos de areia que podem entrar no calçado e evita bolhas.

loja-mma-muay-thai-boxe

Previous post

UFC Fight Night México: Rafael Dos Anjos vs Tony Ferguson

Next post

Benefícios de Pular Corda

No Comment

Leave a reply

World Combat