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Benefícios da Castanha do Pará

Se você é lutador ou praticante de atividade física é muito importante ter uma dieta equilibrada para melhorar o desempenho em seu esporte e manter a saúde em dia.
Em um estudo realizado no Laboratório de Nutrição-Minerais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, constatou que a castanha-do-pará é um eficiente suplemento alimentar capaz de suprir a necessidade diária de Selênio.

O mineral, ingerido em doses recomendadas, evita a propagação do câncer e diminui sua incidência, prevenindo cardiomiopatias e melhorando o sistema imunológico. Atua no equilíbrio do hormônio ativo da tireóide, reduz a toxidade de metais pesados e age como antioxidante, protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres.

Benefícios da castanha do Pará

– Auxilia no combate ao colesterol.

– Combate os radicais livres prevenindo do envelhecimento celular precoce, por possuir grandes quantidades de vitamina E.

– É um dos alimentos mais ricos em selênio, mineral que atua na produção de hormônios da tireoide, importante para pessoas com hipotireoidismo.

– O selênio, assim como a vitamina E, é um importante antioxidante e pode melhorar nossa resposta imune.

– Também é fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde óssea e prevenção de osteopenia/osteoporose.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 1 castanha-do-pará por dia durante pelo menos 5 dias na semana, mas não se deve consumir mais do que 10 castanhas por dia, pois grandes quantidade desse alimento podem causar problemas como dor, fraqueza muscular e manchas nas unhas.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de castanha-do-pará.

Quantidade por 100 g de castanha-do-pará
Energia: 643 kcal
Proteínas 14,5 g Cálcio 146 mg
Gorduras 63,5 g Magnésio 365 mg
Carboidrato 15,1 g Fósforo 853 mg
Fibras 7,9 g Arginina 2 g
Ômega-3 24,9 g Zinco 4,2 mg
Selênio 1083 mcg Vitamina E 17 mg
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